- (DF) Donato Farinelli
Crise de identidade na igreja e sua afetação na missão da igreja no mundo
Atualizado: 29 de jan. de 2020

Percebemos no decorrer dos séculos muitas variações. Inicialmente praticada pelo povo hebreu que era para influenciar e atrair os outros povos para Deus e não o fez. Em um segundo momento e o principal, o período messiânico onde Jesus ensina o que, como e para quem deve ser anunciado o seu evangelho, tendo os doze e mais o apóstolo Paulo a frente dessa nova formatação para a construção da igreja no período paulino.
A partir do momento que a geração patrística vai se dissolvendo com o passar dos anos, inicia-se a crise de identidade com a plantação do catolicismo, seguindo um misto cristianismo, judaísmo e sincretismo religioso desconfigurando tudo o que foi construído pela geração patrística e influenciado a igreja nos dias atuais.
Afetação é no sentido da perda de credibilidade do sagrado junto a sociedade que vem desgastada com o passar dos anos e com a secularização.
A igreja precisa se reposicionar cristologicamente para reassumir sua relevância junto a sociedade.
De que adianta abertura de várias igrejas se o objetivo não é a inclusão?
Essas e outras questões precisam ser colocadas em debate para a busca de um realinhamento e estancar o esvaziamento (kenosis) que vem ocorrendo na igreja.
Jesus precisa voltar a ser o personagem principal da igreja e não o coadjuvante como vem ocorrendo.
DF
#identidade #igreja #missão #missionário #ApóstoloPaulo #sagrado