• Artigos & Devocionais

Igreja em células. Por que algumas fracassam?

Atualizado: Jan 29


Perguntaram para um irmão: Porque você quer sair da sua igreja?

Ele respondeu: “Meu pastor não é pastor, é Coach; eu não sou ovelha, sou coachee; a igreja não é igreja, é empresa.; e os cultos não são mais cultos, são palestras motivacionais. No lugar de Jesus, entrou a "visão" do homem e no lugar do " ide e fazei discípulos", entrou o " ide e batei as metas"!”

As palavras do diálogo acima são fortes e chocam as pessoas, mas é a realidade vivida em algumas instituições religiosas que chamamos “Igrejas”.

Precisamos entender que a missão não é da minha igreja, da sua igreja ou da Igreja como um todo, ela é de Deus (missio Dei), e o que faz uma Igreja crescer é o Espírito Santo e não metas.

O que estamos vendo acontecer com igrejas estruturadas na visão celular é que seus líderes acreditam que estabelecendo metas de crescimento, fazendo cursos de coach e estimulando seus membros a se tornarem líderes de células, supervisores e até mesmo pastores, então suas igrejas crescerão. E nessa atmosfera criada para a qualquer custo tornar qualquer pessoa um líder, as Igrejas seguem consagrando pessoas despreparadas espiritualmente. Na chamada visão celular, a Igreja pode ganhar multidões para Jesus e cuidar bem de cada cristão através do Discipulado 1 a 1. E então, vemos pessoas cuidando umas da vida das outras fazendo-se de psicólogos, terapeutas e sei lá mais o que, esquecendo-se que a visão é sobre um cuidado espiritual, e não a respeito da vida secular de cada um. Jesus cuidou de seus discípulos ensinando o evangelho, e é esse o exemplo a ser seguido.

Pequenos detalhes como esses contaminam a visão celular como um todo. Paulo escreveu: "Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?" . E assim os despreparados espiritualmente, consagrados por terem conseguido bater suas metas, fazem fracassar uma visão que, se bem aplicada e supervisionada, distribuiria amor, carinho e ensinamento bíblico, colocando Jesus no seu verdadeiro lugar - no centro da Igreja e no centro do evangelho.

A missão de um servo(a) de Deus

“Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! "

1 Coríntios 9:16

A meta de um servo(a) de Deus

“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. Marcos 16:15

O Temor de um servo(a) de Deus em pregar o evangelho de Cristo

“Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!”Gálatas 1:8

A visão de um servo(a) de Deus para o reino

“Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus.” 1 Coríntios 1:17

DF

#igrejasemcelula #visãomda #celula #discipuladoumaum #pentecostal #igreja

0 visualização

Todos os direitos reservados 2017 - Donato Farinelli 

café com teologia. Esta página destina-se a publicação de Artigos e devocionais cristãos