Fé e perseverança

23.03.2018 | Devocionais

Fé e perseverança

        Mateus 14:25-32

  • Não é novidade para nós passarmos por tormentas em nossas vidas, todavia quando estamos com Jesus Ele mostra a sua graça e favor a nós. Ele pode tomar o caminho que lhe apraz para salvar seu povo independente das circunstâncias. Podemos muitas vezes fraquejarmos, mas Jesus sempre está por perto para nos socorrer.

 

  • No versículo 26 os discípulos ficam aterrorizados em ver Jesus andando sobre as águas.

 

Muita das vezes estamos em meio a turbulência que não conseguimos perceber a presença de jesus próximo a nós, ficamos tomados pelo medo, mas ele sempre irá se aproximar de nós e nos confortar e no verso 27 ele se mostra o bom pastor, um pai que cuida do filho e o e encoraja. “Tende bom ânimo ! sou Eu. Não temas.”

 

  • O que devemos fazer quando temos dúvida em tomarmos uma decisão ?

 

No Verso 28 aprendemos com Pedro qual deve ser a nossa postura diante da dúvida: “ Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”

 

Aprendemos com Pedro que realmente precisamos ter certeza deu que é Jesus nos dizendo o que devemos fazer independente das circunstâncias. Ele é que conduz as nossas vidas. Se Ele falar vai, temos que ir sem medo. Caminhando na fé.

 

  • Estamos preparados para obedecer, sem medo, o que Jesus nos orienta a fazer ?

Versículo 29 Jesus fala para Pedro, Vem ! e Pedro desce do barco e anda sobre as águas em direção a Jesus.

 

Em meio a tempestade, Pedro tomado pela fé e convicto de que jesus é soberano, não se intimidou com as circunstâncias que estavam ao seu redor e seguiu para o alvo que era Jesus. Ele creu ! ele confiou ! ele fez ! ele foi !

 

Em Efésios 2:8b diz que a fé  não vem de vós; é dom de Deus

 

  • Será que estamos preparados para estar sempre firmes diante das adversidades?

 

No verso 30 quando Pedro deixou ser impactado pelo tempestade e fraquejou começou a afundar.

 

Trazendo para a nossa realidade esse cenário em que Pedro se encontra, passamos por várias tempestades em nossas vidas. Pode ser uma doença, uma crise financeira, um desemprego, um divórcio, ou seja, são inúmeras situações que passamos, porém o que mais importa é como iremos passar por estas tempestades.

O medo é um estado emocional que todo ser humano sente, mas não podemos ser dominado por ele. Pedro temeu, porém sabia que Jesus estava perto dele para socorrer. Assim é em nossa vida, temos nossos momentos de fraqueza, porém precisamos ter a convicção de que jesus é maior do que tudo que está nos afrontando.

Em Tiago 1:3 diz: sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”

 

  • Como podemos vencer as tempestades em nossas vidas ?

 

Jesus repreendeu a Pedro dizendo: “homem de pequena fé”

A palavra fé no original significa confiança, firmeza. Pedro afundou não por falta de fé, mas por ele ter balançado na confiança do que deveria fazer. Foi como Moisés quando Hur e Arão levantaram seus braços para o exército de Israel vencesse a guerra contra Amaleque. Em ambos os casos a uma obediência e exige uma maturidade na fé.

 

Quando Jesus entra no barco a tempestade cessa.

Quando permitimos que Jesus entre em nossos corações e seja o comandante em nossas vidas, as nossas tempestades internas cessarão e não seremos abalados com as tempestades externas. É essa firmeza e confiança que precisamos ter e que Jesus nos ensina quando repreendeu Pedro. Precisamos cada vez mais nos aproximar de Jesus e termos mais intimidade com ele. Quanto mais dEle estiver em nós, mais fortes nos tornamos.

 

Vocês tem permitido que Jesus esteja no comando da sua vida?

 

Deixe seu comentário:

Por Donato Farinelli