COMO SE TORNAR UM BOM DISCÍPULO

27.04.2018 | Devocionais

COMO SE TORNAR UM BOM DISCÍPULO

 

Mc 8:34-38

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Nessa passagem Jesus ensinava ao povo como é ser um discípulo e que o verdadeiro discipulado exige um preço. Jesus sabia que a multidão o seguia normalmente em busca de milagres, porém somente uma minoria entendeu que sem ele como referência e convívio seria impossível passar por uma transformação de vida.

 

Jesus impõe três condições para o verdadeiro discipulado:

  1. Entrega-se inteiramente a Ele

Negar a si mesmo não é o mesmo que abnegação. Negar-se a si mesmo é render-se a Cristo e tomar o firme propósito de obedecer a sua vontade. Essa consagração definitiva é seguida de um “negar-se a si mesmo” diário ao tomarmos a nossa cruz e segui-lo. Do ponto de vista humano, nos perdemos, mas do ponto de vista  espiritual, nos encontramos. Quem vive para Cristo se torna cada vez mais semelhante.

Por isso quando falamos em discipulado ser vida na vida, Jesus está em nossas vidas e as nossas vidas em Jesus, São os ramos presos a videira e dando seus frutos.

 

  1. Identificar-se com o seu sofrimento

É tomar a cruz e ter a disposição de sofrer e morrer por Jesus. Todos os mártires da história foram executados porque não negaram Jesus. Ele deu a sua vida por nós e temos que dar as nossas vidas por Ele.

 

Efésios 5:8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

 

  1. Segui-lo em total obediência

É importante observar a verdadeira motivação para o discipulado, onde devemos seguir o exemplo e os ensinamentos do discipulador (Jesus), seguirmos em frente por causa dele e do evangelho.

É preciso ir mais longe, assumir mais responsabilidades práticas com o compartilhar o evangelho com as pessoas, a nossa vida como exemplo.

Quando Jesus fala “por causa de mim” poderia levar a um isolamento egoísta, mas ao contrário, devemos propagar cada vez mais o evangelho, pois vivemos para Cristo vivemos para os outros.

Quem vive para si, perde-se, mas quem se entrega por amor a Cristo e ao evangelho é salvo.

Nessa passagem Jesus não ensina como ser salvos e ir para o céu, mas sim como usar bem a vida e aproveitar ao máximo as oportunidades aqui na terra dada por ele, porque ao gastarmos a vida com as coisas do mundo não há como comprá-la de volta. Perder a sua alma é o equivalente a desperdiçar a sua vida, deixando passar as grandes oportunidades que Deus tem para nos dar. O verdadeiro discípulo recebe a recompensa de tornar-se cada vez mais semelhante a Jesus Cristo e um dia será reconhecido por ele e compartilhará sua glória.

Colossenses 3:24 – sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

 

  1. O que você tem feito como um bom discípulo ?

 

  1. Você hoje se considera um crente 007 ou um crente destemido, que fala de Jesus para todo mundo ?

 

DF

Deixe seu comentário:

Por Donato Farinelli